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quinta-feira, 7 de abril de 2011

Projeto de Ação na Educação

Projeto de Ação na Educação:

Transpassando Portais, do Portal do Professor ao Aluno, a Educação Digital dos Professores

RESUMO

Analisando todo o processo de evolução das tecnologias, em especial a introdução da Web 2.0 no Brasil e partindo do investimento do Ministério da Educação em permitir a inclusão digital em todas as escolas publicas brasileiras, através dos Laboratórios Proinfo e observando, enquanto gestora, a necessidade dos professores de aperfeiçoamento, pude encontrar fatores a serem aprimorados e desenvolvidos, visando melhoria na qualidade da educação. Através de uma pesquisa de campo com os professores do ensino público municipal, busquei uma forma de auxiliá-los quanto ao uso da tecnologia nas escolas. Sabemos que aos poucos os educadores tem se dado conta de que é preciso encontrar novas ferramentas para auxiliar no processo de ensinagem e aprendizagem dos alunos. Esse é um tema de extrema importância, pois a educação deve acompanhar e se beneficiar com os avanços tecnológicos da sociedade.

Palavras-chave: Inclusão digital. Educação. ProInfo??. Informática. Arroio do Sal.

Introdução

Arroio do Sal pertence à região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul, localizada entre os municípios de Capão da Canoa e Torres. É a maior praia em extensão territorial da região. Possui um parque natural municipal chamado de Parque Tupancy, que é objeto de estudos de muitas universidades, a nível nacional, por abrigar um sítio de sambaquis. Foi emancipada de Torres em 1988 e conta hoje, segundo os dados do Censo 2010, com uma população de 7744 habitantes. Existem cinco escolas municipais, sendo duas de Educação Infantil e três de Ensino Fundamental. Há também duas escolas Estaduais, uma de nível Médio e outra de Fundamental. A rede municipal tem em média 100 professores.

A Educação Municipal possui dois Programas vinculados ao Governo Federal, o Brasil Alfabetizado, que visa alfabetização de adultos e o ProEja? Fic, em parceria com o Instituto Federal Campus Caxias do Sul que oferece formação em nível fundamental profissionalizante como auxiliar de cozinha. A rede municipal de ensino conta com uma média de 1300 alunos, número variável em virtude da sazonalidade. Eu, sou professora do município, possuo dois concursos de 20h, sendo habilitada à disciplina de Língua Inglesa, estive diretamente em sala de aula por dez anos. Hoje, estou assessorando a Secretária de Educação, e esta função exige uma série de atribuições, que com certeza tomaria muitas linhas deste texto. O fato é que do lugar onde me encontro hoje aprendi a ter uma visão de Educação diferenciada, passei a compreender dificuldades que só quem está na gestão pode observar e por outro lado, procuro contribuir de alguma forma para que o Ensino Público em meu município seja de fato de qualidade e um direito de todos e todas, uma vez que temos professores extremamente interessados nesta melhoria.

Pretendo transformar o meu Projeto de Ação na Escola em um Projeto de Ação na Educação, formando professores, auxiliando para que estes se percebam capacitados para utilizar as Tics. Meu tema, portanto, é a Formação do Professor, através de capacitações, vinculando ao Programa ProInfo?, utilizando o espaço destes laboratórios nas escolas. O motivo para a escolha deste tema é perceber que os recursos estão chegando, já que o governo Federal tem procurado oferecer ao Ensino Público recursos que permitam aos nossos alunos o acompanhamento da era digital, entretanto encontramos em nossas escolas ainda professores despreparados para absorver o conhecimento que os alunos já trazem sobre as tecnologias, há também certo medo em lidar com o desconhecido, natural ao ser humano. A realidade atinge ainda alguns professores resistentes à evolução digital, que não conseguem ver nada positivo no uso das Tics. Os atingidos pelo projeto de ação são todos os professores da Rede Pública Municipal, que serão instigados a participar de capacitações, construídas com base nas necessidades do corpo docente.

O desenvolvimento deste projeto é em longo prazo, num primeiro momento com uma pesquisa, a ser aplicada dentro das escolas, com todos os professores, colocando questões simples, desde o interesse pelo uso das tecnologias até questões que abordem o nível de conhecimento sobre os computadores que compõem os laboratórios e os recursos tecnológicos que existem em nossa realidade. Após a pesquisa, o levantamento dos dados seria então apresentado à Secretária de Educação para então realizarmos o segundo passo do Projeto, a oferta de cursos de formação, organizado em módulos e oferecido no turno da noite a todos os professores interessados.

O espaço utilizado seria o laboratório de uma das escolas municipais e cada módulo teria duração de 20h presenciais. O conteúdo dos módulos só poderá ser construído a partir dos resultados da pesquisa e da inscrição dos professores interessados, que apresentarão as principais dificuldades no uso das Teconologias.

Tema: Transpassando Portais, do Portal do Professor ao Aluno, a Educação Digital dos Professores

Objetivos: Ø Levantamento de interesse do corpo docente na realização de formação continuada sobre as TICs

Ø Propiciar cursos de capacitação sobre o uso das TICs dentro da realidade do município, associados ao Programa ProInfo?

Recursos:

Ø Pesquisa

Ø Uso dos laboratórios de Informática das Escolas da Rede Municipal de Ensino

Cronograma:

Período de aplicação dos questionários de pesquisa com os professores: de 15 a 29 de Abril

Tabulação dos resultados: de 30 de Abril a 15 de Maio

Apresentação dos resultados à equipe da Secretaria de Educação: 17 de Maio

Período de Inscrição dos Professores: de 19 a 27 de Maio

Construção do Projeto de Ação, organização dos módulos: de 28 de Maio a 28 de Junho

Início do Primeiro Módulo: 04 de Julho

Planilha de Desenvolvimento

Ações

Tempo

Pesquisa

15/04 a 29/04 (?)

Tabulação de Resultados

30/04 a 15/05

Apresentação de resultados

17/05

Inscrição de Professores

19/05 a 27/05

Organização dos Módulos

28/05 a 28/06

Início do módulo 01

04/07

Anexo 1

Pesquisa com Professores

Universidade Federal do Rio Grande

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação

Pesquisa de Campo


1. Disciplinas que você ministra:

Português ( ) Educação Física ( )

Matemática ( ) Inglês ( )

História ( ) Geografia egg( )

Ciências ( ) Química ( )

Biologia ( ) Física ( )

Educação Artística ( )

Outra ( ) Equipe Gestora ( )

2. Para quais séries:

Ensino fundamental (especificar):

Em quais períodos?

Manhã ( )

Tarde ( )

3. Situação funcional:

Concursado ( )

Contratado ( )

4. Faixa etária:

20 a 25 anos ( )

25 a 35 anos ( )

35 a 40 anos ( )

40 a 45 anos ( )

Mais de 45 anos ( )

5. Quais recursos a escola possui:

Biblioteca ( ) Aparelho de som ( )

Sala de leitura ( ) Computadores ( )

Televisão ( ) Lab. de Informática ( )

TV escola ( ) Fax ( )

6. Dos recursos elencados no item anterior, quais você utiliza efetivamente?

Biblioteca ( ) Aparelho de som ( )

Sala de leitura ( ) Computadores ( )

Televisão ( ) Lab. de Informática ( )

TV escola ( ) Fax ( )

7. Caso você queira usar recursos tecnológicos em sua aula:

7.1 Você tem equipamentos disponíveis na Instituição?Sim ( ) Não( )

7.2 Você tem acesso livre a esses equipamentos na Instituição?Sim( )Não ( )

7.3 Você tem suporte institucional para usar esses equipamentos?

Sim ( ) Não ( )

8. Você usa recursos ligados à informática na preparação das suas aulas?

Sim ( ) Não ( )

8.1 Se sim, cite algumas ferramentas utilizadas:

Word ( ) Outlook ( )

Power Point ( ) Paint ( )

Excel ( ) Jogos ( )

Internet ( ) Softwares específicos ( )

9. Você propõe aos alunos atividades ligadas ao uso do computador no espaço escolar?

Sim ( ) Não ( )

9.1 Se sim, especifique de que forma utiliza estes recursos:

10. Considere a afirmação: “No futuro, será possível aprender tudo com um microcomputador e não mais participar das atividades presenciais nas escolas.” Você:

Discorda

Em partes

Concorda




11. Professor, use o espaço abaixo e o verso, se necessário for, para apresentar sugestões de como facilitar o uso do computador no espaço escolar:

12. Por fim, responda a seguinte questão:

Se lhe fosse ofertado um curso, no turno da noite para que pudesse conhecer e apreender mais sobre o uso das tecnologias em sala de aula, como por exemplo, utilizar o Laboratório ProInfo?? de sua escola, estaria interessado em fazer?

Observações:

Com o primeiro grupo de perguntas (questões 1, 2, 3 e 4) objetivo definir o perfil pessoal do professor como as matérias que ele ensina, sua situação funcional, e faixa etária.

O segundo grupo de perguntas (questões 5, 6 e 7) revela os recursos disponíveis na escola em que o professor atua

As questões 8 e 9, o grupo mais importante do questionário, revela como ou se o professor utiliza os recursos tecnológicos disponíveis, e qual seu grau de conhecimento referente aos softwares mais conhecidos e utilizados.

A questão 10 pede a opinião do professor quanto ao tema de educação a distância.

As questões 11 e 12 são espaços livre para sugestões e críticas do professor

O modelo de pesquisa foi obtido a partir do site Scribd .

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa colega.Cada elo da corrente social em que vivemos representa a bagagem de cada um de nós.Conte comigo.Bj

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  2. Muito legal essa iniciativa. A inclusão digital no ambiente escolar é um grande desafio aos educadores.
    "Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre." ( Paulo Freire)

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